DIA MUNDIAL DA SAÚDE

de de

O Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril, mas você sabe o por que deste dia?

Neste dia, em 1948, a foi fundada a OMS (Organização Mundial da Saúde), um dos setores mais importantes da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa data mistura-se com o período pós guerra, momento em que também foi publicada a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

À partir de então, a data de aniversário desta importante entidade passou a ser reconhecido como Dia Mundial da Saúde, quando, anualmente, tal dia busca promover um tema específico que seja de preucupação em escala mundial. O tema desse ano é a “Segurança Alimentar”.

A organização atenta ao fato de que muitas doenças e até mortes vêm acontecendo por conta desse problema. Só em 2010, houve 582 milhões de casos de doenças provocadas pelo consumo de comida contaminada. Ao todo, foram 351 mil mortes, segundo dados preliminares de um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados na semana passada.

Existem mais de 200 doenças que podem ter origem no consumo de alimentos contaminados, desde diarreia até câncer. Elas podem ser provocadas por micro-organismos presentes nas comidas como bactérias, vírus e parasitas, ou por substâncias químicas prejudiciais.

Segundo o órgão, enquanto a responsabilidade pela segurança alimentar recai principalmente sobre os produtores de comida e sobre os governos, que têm o papel de regulamentar a área, há medidas simples que podem ser adotadas em casa para prevenir contaminações.

Quer saber como se previnir? Assista ao vídeo e saiba como evitar os problemas causados por intoxicação de alimentos: