CIRURGIA NO NARIZ: COMO DIMINUIR O NARIZ (RINOPLASTIA DE REDUÇÃO)

de de

Cirurgia no nariz: saiba como a rinoplastia de redução pode beneficiar aquelas pessoas que tem o nariz grande e os detalhes desta cirurgia.

“Meu nariz é muito grande, doutor!”, “Meu nariz parece o do Pinóquio!”. Essas e outras queixas referentes ao tamanho exagerado do nariz são muito frequentes no nosso consultório. São pessoas insatisfeitas com o aspecto estético de seus narizes, que tem complexos, não gostam de aparecer em fotos (principalmente de perfil) e buscam buscam diminuí-lo através da rinoplastia (cirurgia no nariz).

O nariz grande se caracteriza por um aumento

das estruturas cartilaginosas e ósseas nasais. 

Normalmente apresenta uma “giba” (ossinho saliente) no dorso e a ponta globosa, com as cartilagens aumentadas, além do comprimento ser exagerado e as narinas afastadas. Pode ou não estar associado a um desvio de septo.

A cirurgia no nariz com o objetivo de redução é chamada rinoplastia de redução.

 

 

1. O QUE É PRECISO ANTES DA RINOPLASTIA DE REDUÇÃO DO NARIZ GRANDE?

A primeira providência antes de você se submeter à cirurgia é consultar com um cirurgião plástico especialista. Procure referências em pessoas conhecidas ou familiares que já passaram por uma rinoplastia. Também informe-se se o cirurgião escolhido é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Na consulta, esclareça todas suas dúvidas. Você receberá informações importantes quanto aos cuidados após a cirurgia, expectativas reais de resultados, etc..

 

Conheça a história de sucesso de mais de 35 anos do Dr. Flávio Borges Fortes

Importante a realização de exames de rotina pré-operatória, como exames de sangue, urina, eletrocardiograma e, em alguns casos, exames de imagem para avaliação de desvios septais.

2. COMO TRANSCORRE A CIRURGIA  PARA DIMINUIR O NARIZ?

A rinoplastia redutora comumente é realizada com anestesia geral. O cirurgião também realiza uma anestesia local nos tecidos nasais para diminuir o sangramento durante a cirurgia no nariz e para dar conforto para você acordar sem dor.

Na rinoplastia de redução, segmentos de cartilagem são retirados

ou reestruturados de acordo com as necessidades.

Também se realiza lixamento e raspagem óssea para diminuir a altura do nariz, bem como fraturas para estreitá-lo.

 

 

A ponta é “arrebitada” e o nariz encurtado. Em casos específicos, desvios de septo são tratados para retificar o nariz e melhorar a respiração.

Ao fim da cirurgia para diminuir o nariz grande, um “splint” é aplicado no dorso nasal com o objetivo de imobilizar as estruturas que foram tratadas na cirurgia.

3. COMO É O PÓS OPERATÓRIO DE UMA RINOPLASTIA DE REDUÇÃO?

O splint deve ser mantido por cerca de 5-7 dias.É normal o aparecimento de áreas roxas e inchaços, por um período variável, principalmente na região embaixo dos olhos. Isso se deve à reação dos tecidos ao trauma da cirurgia.

Também é normal ocorrer obstrução respiratória devido ao inchaço dos tecidos por dentro do nariz. A rinoplastia não é uma cirurgia dolorosa e prescrevemos apenas analgésicos como Ibuprofeno ou Dipirona nos primeiros dias.

Os pontos são tirados com 5-7 dias.

Após 48 horas recomendamos que inicie um programa pós-operatório de Fisioterapia Dermatofuncional que ajuda muito no processo de recuperação dos tecidos.

Esforços físicos e exercícios são liberados após 30 dias, progressivamente.

4. RESULTADO DE UMA CIRURGIA PARA DIMINUIR O NARIZ

Logo após a cirurgia, na retirada do splint de imobilização já se observam as modificações obtidas com a correção.

Porém o resultado definitivo, quando os tecidos estiverem totalmente cicatrizados e normais, demora de 9-12 meses para aparecer.

Nesse período, costumamos acompanhar a evolução desse processo de cicatrização junto ao paciente.


nariz grande é problema muito frequente e motivo de grande número de pessoas procurarem a cirurgia plástica.

Rinoplastia de redução ou cirurgia para diminuir o nariz é o procedimento que corrige esta deformação das estruturas nasais através de técnicas que diminuem as cartilagens e raspam os ossos nasais.

Exames são solicitados antes da cirurgia, após uma consulta de avaliação com cirurgião plástico especializado.

No pós operatório alguns cuidados específicos são necessários para que o processo de cicatrização, que leva de 9-12 meses para se completar, transcorra sem intercorrências.

Esclareça suas dúvidas sobre cirurgia no nariz ou qualquer outra cirurgia plástica com o Dr. Flavio Borges Fortes para realizar a sua Rinoplastia em Porto Alegre.

Veja 7 dicas para realizar sua cirurgia plástica em Porto Alegre