NARIZ DE BATATA: COMO A RINOPLASTIA PODE AFINAR SEU NARIZ

Um dos problemas que mais incomoda as pessoas que procuram a plástica de nariz é o “nariz de batata”, ou nariz achatado. Saiba mais sobre o procedimento que corrige este incômodo, a “rinoplastia para afinar a ponta nasal”.


Nos artigos anteriores, falamos de uma maneira geral sobre a rinoplastia e como se realiza a redução do “nariz grande”.

Nesse artigo, abordaremos a cirurgia que corrige o aspecto de nariz de batata ou nariz achatado, alteração estética que se caracteriza pelo aumento das cartilagens e da espessura da pele da ponta do nariz, e que incomoda e provoca complexo em muitas pessoas.

Jennifer Aniston,  a eterna Rachel do seriado “Friends”, como ilustração, na adolescência exibia um nariz mais largo e “de batata” do que atualmente.

O procedimento que corrige o nariz de batata  

é a rinoplastia para afinar a ponta nasal.

1. CUIDADOS ANTES DA CIRURGIA DE CORREÇÃO DO NARIZ DE BATATA

Antes do procedimento, você deve passar por uma série de avaliações laboratoriais de rotina, que incluem exames de sangue, urina, avaliação cardíaca e exames de imagem da região nasal. Quaisquer alterações, como anemias, infecções, distúrbios de coagulação devem ser  corrigidos. Os exames de imagem servem para o diagnóstico de desvios do septo nasal e “carnes esponjosas” intranasais que podem prejudicar a respiração.

Na consulta pré operatória você deve esclarecer todas as suas dúvidas referentes ao seu procedimento, suas expectativas, além de tomar conhecimento dos cuidados pós-operatórios e prescrições.

Conheça a história de sucesso de mais de 35 anos do Dr. Flávio Borges Fortes

2. COMO É CORRIGIDO O ASPECTO DO NARIZ DE BATATA?

A cirurgia para afinar a ponta nasal  pode ser realizada sob anestesia geral ou local com sedação.

No procedimento, inicialmente o cirurgião infiltra todo o  nariz com uma solução que contém uma substância que contrai os vasos sanguíneos e a cirurgia é realizada com mínimo sangramento.

O plano cirúrgico é executado de acordo com as necessidades de cada caso mas, normalmente, para diminuir-se o aspecto do nariz de batata, a cartilagem da ponta nasal é diminuída em sua largura e a pele é afinada, ou seja, diminui-se também a espessura da pele da ponta nasal.

Pontos são dados nas cartilagens da ponta nasal para obtermos um maior efeito de “nariz afilado”.

Eventualmente, enxertos de cartilagens também são colocados para projetar mais a ponta nasal.

Por último, as narinas podem ser diminuídas e, quando muito abertas, também são corrigidas.

Normalmente, pessoas que tem nariz de batata não

apresentam alterações no dorso do nariz, aquele ossinho saliente.

Portanto, não há necessidade de raspagem dos ossos nasais.

Quando, além do aspecto da ponta saliente e globosa, apresenta o nariz largo, fraturas nas laterais do nariz são realizadas com o objetivo de estreitá-lo.

3. SOBRE O DEPOIS DA CIRURGIA DE CORREÇÃO DO “NARIZ DE BATATA”.

Como o procedimento é, na maioria das vezes,  muito menos traumático do que o da correção do nariz grande, o pós operatório é mais tranquilo, com menos inchaços e roxos.

A rinoplastia para afinar a ponta do nariz não é uma cirurgia dolorosa.  São prescritos apenas analgésicos, repouso relativo e dormir com travesseiros altos  nos primeiros dias.

Discreta obstrução respiratória pode ocorrer e se deve ao inchaço interno dos tecidos.

Os pontos são tirados com 5-7 dias, bem como a imobilização (splint) que é colocada para moldagem dos tecidos.

Após 48 horas recomendamos que inicie um programa pós-operatório de fisioterapia dermatofuncional que ajuda muito no processo de recuperação dos tecidos.

Saiba mais sobre a fisioterapia pós-cirurgia plástica

Esforços físicos e exercícios são liberados após 30 dias, progressivamente.

4. RESULTADO DE UMA CIRURGIA PARA AFINAR A PONTA DO NARIZ

Nos primeiros dias, logo após a retirada do splint de imobilização,  já se observam as modificações obtidas com a cirurgia. A ponta nasal já está mais delicada, com maior definição e as asas nasais mais aproximadas.

O resultado definitivo, quando os tecidos estiverem totalmente cicatrizados e normais, demora de 6-9 meses para aparecer. É o processo normal que leva para tecidos tão sensíveis como os do nariz se recuperarem integralmente. Porém, algumas pessoas se recuperam completamente antes desse período.

É muito importante que todas as recomendações e prescrições sejam seguidas para o sucesso da cirurgia.


O “nariz de batata”  se caracteriza por um crescimento exagerado das cartilagens da ponta do nariz. A sua correção é obtida através da rinoplastia, procedimento que reduz e afina as estruturas que estão aumentadas.

Após uma consulta de avaliação com cirurgião plástico especializado, uma avaliação clínica e laboratorial de rotina é realizada para sua segurança durante o ato cirúrgico.

QUERO AGENDAR A MINHA CONSULTA DE AVALIAÇÃO

O pós operatório desse procedimento, em geral, é com retorno precoce às atividades, sem muitos inchados ou hematomas.

Deixe sua opinião sobre esse artigo e esclareça suas dúvidas com o Dr. Flavio Borges Fortes para realizar a sua Rinoplastia em Porto Alegre.

Veja 7 dicas para realizar a sua cirurgia plástica em Porto Alegre