FISIOTERAPIA PÓS CIRURGIA PLÁSTICA

Você sabia que o resultado de uma cirurgia plástica depende também dos tratamentos  pós-operatórios  de recuperação dos tecidos (fisioterapia pós cirurgia plástica)?  Pois saiba que, além do cirurgião plástico e a competência de sua equipe, o que é feito depois da intervenção aumenta e muito as chances de satisfação da paciente.

Estudos mostram que cada vez mais os cirurgiões plásticos têm encaminhado seus pacientes  para tratamentos de fisioterapia pós cirurgia plástica. De 84,8% em 2005, para 93% em 2011!

POR QUE FAZER  TRATAMENTOS  DE FISIOTERAPIA PÓS CIRURGIA PLÁSTICA?

Esses tratamentos previnem complicações e geram mais conforto na recuperação da cirurgia. O manuseio correto e adequado desses cuidados acelera a recuperação e o edema (“inchaço”) gerado, melhora a cicatrização dos tecidos, libera fibroses (endurecimentos) e aderências e proporciona alívio e bem-estar. Porém, o manuseio inadequado pode levar a dor, inchaço prolongado, hematomas, reabertura de suturas e até comprometimento do resultado da cirurgia.

Os benefícios desses tratamentos são os seguintes:

  • Maior resposta dos tecidos à cirurgia, devido a melhora observada na qualidade dos mesmos (textura e elasticidade);
  • Pós-operatório mais confortável, menos dor, absorção rápida dos hematomas e dos inchaços e rápido retorno às atividades laborativas e sociais.
  • Melhor resultado da cirurgia com aumento da satisfação dos pacientes.

COMO SÃO FEITOS ESSES TRATAMENTOS?

A escolha dos procedimentos dependerá da particularidade de cada cirurgia e das reações de cada paciente depois dela. Além disso é preciso saber a hora de aplicá-los.

As fibroses – processo cicatricial que ocorre a partir de uma cirurgia como, por exemplo, uma lipoaspiração, que se inicia através de um complexo de respostas defensivas que existem para manter o equilíbrio do organismo – são “normais” durante o período de cicatrização, fazem parte da cicatrização, porém, não devem ser consideradas parte do resultado final da cirurgia, devendo ser encaradas como alterações estéticas e funcionais, sendo, portanto, cabíveis de tratamento.

A prevenção da formação de fibroses deve ser iniciada no período de pós-operatório imediato, no início da síntese de colágeno.  O importante para o bom restabelecimento é tratar precocemente e a Fisioterapia dermatofuncional dispõe de técnicas específicas para atingirmos esse objetivo

DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL

Na fase inicial, manobras de estimulação da eliminação de líquidos (linfa) e toxinas, como a “Drenagem Linfática Manual” são realizadas. A prevenção deve ser o objetivo primário da terapia.

 

 

A técnica de  “Liberação Tecidual Funcional” (LTF) é um tratamento simples, indolor, não invasivo e de rápida resposta que consiste na aplicação de uma pressão suficiente para provocar um rearranjo na estrutura dos tecidos, orientando as fibras de cicatrização e de colágeno, prevenindo ou tratando, dessa forma, as fibroses e aderências.

LIBERAÇÃO TECIDUAL FUNCIONAL

 

Paralelamente, é utilizada a técnica de “Taping”, fitas ou tapes hipoalergênicos de algodão, compressivas e aplicadas nas regiões operadas de forma a mobilizar e orientar o processo cicatricial constantemente e em diferentes direções e modificando a estrutura do colágeno cicatricial. Age complementando os tratamentos manuais.

TAPING

Outra técnica utilizada dento da Fisioterapia é a “Cinesioterapia”, que trabalha a parte funcional com exercícios e alongamentos se há alguma limitação de movimento em alguma parte do corpo em função da cirurgia.

QUE PROFISSIONAIS REALIZAM ESSES TRATAMENTOS?

Para estar apto a realizar a fisioterapia pós cirurgia plástica, é essencial ter um bom conhecimento sobre reparo tecidual, entender todo o processo de cicatrização, bem como cada cirurgia e suas possíveis complicações. Para isso apenas profissionais com capacitação em Fisioterapia Dermatofuncional estão aptos e habilitados a exercer essas atividades com tecnologia e treinamento adequados. Na Clínica Borges Fortes, as especialistas em Fisioterapia Dermatofuncional Roberta Pinzon e Daniela Brondani realizam o acompanhamento de nossas pacientes no  pós-operatório de cirurgia plásticas qualificando ainda mais o nosso atendimento e os resultados dos procedimentos.

Saiba mais sobre nossa equipe clicando em https://goo.gl/m2gXL2

CONCLUSÃO

Ao decidir-se pela realização de uma cirurgia plástica, procure sempre um profissional que valorize e disponibilize de fisioterapia pós cirurgia plástica para lhe oferecer um resultado mais qualificado, com mais conforto e retorno mais rápido ao seu convívio social e profissional.

Gostaria de receber informações ou esclarecer suas dúvidas?

Deixe seus dados que entraremos em contato.