Chocolates saudáveis para a Páscoa

Você já conhece os chocolates funcionais?

Chegou um dos momentos mais gostos, porém mais complicados do ano para quem quer manter a boa forma. De chocolate em chocolate, o peso na balança e os impactos na pele acabam sendo resultado de um momento onde a gula por chocolates extrapolou os limites. Para amenizar essa não tão doce realidade, selecionamos dicas e opções saudáveis para você poder comer sem culpa.

Primeiramente, vale lembrar que os chocolates são compostos basicamente por cacau, um ingrediente que contém muitos benefícios para saúde. Além de ser fonte natural de vitaminas e minerais, o cacau também contém substâncias que atuam como estimulante, que ajudam na melhora do humor e da sensação de bem-estar, além de amenizar o impacto dos hormônios do estresse.

Conhecendo melhor as propriedades do cacau, é de senso comum que o chocolate amargo é considerado mais saudável para dieta. Quando entende-se “amargo”, é fundamental que ele tenha no mínimo no mínimo 50% de cacau.

Porém nem todo chocolate amargo disponível é indicado. Algumas marcas adicionam grande quantidade de açúcar, gordura hidrogenada e leite aos chocolates amargos. E suprindo essa demanda pela saúde e bem estar, temos uma nova categoria de chocolates, que a cada ano ganham mais representatividade no mercado de saúde: os chocolates funcionais.

Os chocolates funcionais são formulados totalmente sem açúcar, glúten, lactose ou gorduras hidrogenadas. Oferecem muito mais benefícios para saúde, pois são adoçados com ingredientes naturais e não levam conservantes ou aromatizantes artificiais. Além disso, ainda podem contar com a adição de outros ingredientes benéficos para saúde, como goji berry, chia, colágeno, Whey Protein, óleo de côco, grãos, entre outros.

Além de ajudarem a manter a dieta, os chocolates funcionais fazem sucesso entre pessoas com diabetes ou restrições alimentares, como intolerância ao leite ou ao consumo de glúten.

Outra alternativa saudável, especialmente para pessoas com restrições ao cacau é a alfarroba. Com origem a partir de um fruto que parece uma vagem de feijão, de possui sabor adocicado e agradável, é utilizada no preparo de chocolates, substituindo o cacau.

Por não conter as substâncias as estimulantes, é mais indicada para pessoas com enxaqueca, além disso, seu teor de gordura também é inferior, cerca de 0,7% a menos. É fonte de vitamina A e magnésio, que são importantes para nossa saúde.

A cada ano a variedade de produtos, marcas e pontos de venda oferecendo essas opções tem aumentado devido à procura, assim como os preços estão mais acessíveis. Então não há porque se privar das melhores coisas da Páscoa, mas lembre-se que qualidade sempre é melhor que quantidade.