Rinoplastia: 5 motivos que justificam uma cirurgia plástica de nariz

Saiba quais as queixas que mais levam as pessoas ao consultório do cirurgião plástico em busca de uma rinoplastia para correção de defeitos no nariz.

plástica de nariz - rinoplastia

O tamanho do seu nariz está lhe incomodando e você o considera desproporcional ao seu rosto? A ponta do seu nariz parece caída ou você respira mal? Ou talvez você fuja de posar para fotografias por ter complexo do perfil do seu nariz?

Pois saiba que na minha rotina diária de consultas, essas são as queixas que frequentemente ouço de pacientes que buscam na Rinoplastia a solução para suas insatisfações em relação à aparência dos seus narizes.  

 

Rinoplastia é o procedimento da Cirurgia Plástica que visa a correção das alterações estéticas e funcionais do nariz.

 

Ou seja, a Rinoplastia é a cirurgia que corrige as alterações que provocam desarmonia entre esse órgão e o resto da face. Tais alterações podem também levar o paciente a ter dificuldades respiratórias. 

Vale lembrar que as desproporções podem ser caracterizadas tanto por se ter o nariz muito grande em relação ao resto do rosto (corrigidas pela Rinoplastia de redução) quanto por ter o nariz muito pequeno (corrigidas pela Rinoplastia de aumento).

Nesse artigo estou trazendo as 5 deformidades que são os mais frequentes motivos de queixas em relação ao nariz.

 1. Nariz de batata

nariz de batata - rinoplastia

É o tipo de nariz que possui ponta alargada, grossa, com asas nasais afastadas, resultando em um aspecto achatado.

A Rinoplastia corretiva do nariz de batata  consiste na aplicação de técnicas que refinam e projetam a ponta do nariz, além de aproximar mais as asas nasais. A respiração é preservada, podendo até ser melhorada. Enxertos de cartilagem e suturas (pontos internos) entre as cartilagens são recursos usualmente utilizados nessa cirurgia.   

 

2. Nariz grande ou “Narigão”

nariz grande - rinoplastia

Outra queixa bastante frequente proveniente de pessoas cujo nariz é desproporcional em todas as dimensões: longo, comprido, alto e largo.  A Rinoplastia corretiva do nariz grande é a rinoplastia de redução, na qual o cirurgião busca diminuir todos os segmentos nasais através de raspagem óssea (da “gibinha” ou calombinho no dorso), da diminuição e reposicionamento das cartilagens e asas nasais, além de diminuição do comprimento do nariz.  O objetivo é sempre estruturar o “novo” nariz de forma que fique tão harmônico quanto possível, tendo em vista as características faciais da pessoa. E no caso dos homens que querem reduzir o tamanho do nariz, mas ainda manter o aspecto masculino, tem-se o cuidado de não rebaixar muito o dorso, tampouco afinar e arrebitar muito a ponta.

 3. Nariz que a ponta cai quando sorri

nariz caído - rinoplastia

Esta é uma deformidade que acontece por ação exagerada de um músculo que temos na ponta do nariz, chamado “Depressor da ponta nasal”.

A correção da ponta nasal caída quando sorri é muito simples: basta romper esse músculo, cirurgicamente, no seu trajeto desde a ponta do nariz até o lábio superior.

 

 

4. Nariz torto ou Nariz desviado

nariz torto - rinoplastia

O nariz torto ou desviado pode ser originado por traumatismo anterior ou pode ser congênito.  

O desvio pode ser dos ossos (mais frequente em traumas) ou do septo nasal (cartilagem que separa uma fossa nasal da outra).

Um exame clínico e de imagem deve ser realizado para que se obtenha o diagnóstico preciso das estruturas desviadas e fraturadas. A partir deste diagnóstico, a cirurgia plástica para se corrigir o nariz torto ou desviado é planejada.

O septo nasal  é reposicionado, buscando-se uma perfeita simetria e retificação nasal. Em alguns casos, é necessário refraturar segmentos ósseos desviados, bem como aplicar enxertos.

5. Nariz muito pequeno

nariz fino e pequeno - rinoplastia

Esse é um problema mais frequentemente observado em pessoas que fizeram uma cirurgia plástica na qual o nariz foi muito diminuído, resultando em desarmonia com o resto do rosto.

As queixas evidenciam problemas enfrentados pelos pacientes em decorrência desse procedimento mal-sucedido, tais como depressão, receio da crítica de outras pessoas e até dificuldades respiratórias.

A correção do nariz muito pequeno (Rinoplastia de aumento) é realizada através da colocação de enxerto ósseo ou de cartilagens para aumentar os segmentos nasais que estão deficientes. Além de estética, a correção, na maioria das vezes, melhora a função respiratória.

Alguns casos não tão complexos de nariz muito pequeno podem ser tratados com preenchimentos com Ácido Hialurônico ou PMMA (Polimetilmetacrilato) com excelentes resultados.

 


O objetivo deste artigo foi discutir as 5 deformidades nasais que causam mais descontentamento e queixas nas pessoas, caracterizando cada uma delas e propondo a solução para o problema.

Em suma, a Rinoplastia , dentro de suas variáveis, é a cirurgia plástica indicada para a correção do “nariz de batata”, do “nariz grande”, do “nariz desviado ou torto”, do “nariz que a ponta cai quando sorri” e do “nariz pequeno demais”.

Todos os problemas possuem solução, e a escolha da melhor técnica a ser aplicada é feita pelo cirurgião plástico, de acordo com as especificidades de cada caso.

Importante salientar que o objetivo da Rinoplastia é sempre deixar um aspecto harmônico entre o nariz e o resto do rosto, mantendo a identidade e respeitando, acima de tudo, as características genéticas individuais.


O que você achou deste artigo?

Tem outras curiosidade sobre a rinoplastia? Deixe aqui suas dúvidas e comentários.